Grande parte das pessoas tem dificuldade em aprender ou aplicar a matemática na resolução de problemas. Tal fato se deve, muitas vezes, à forma como a matemática é apresentada aqui no Brasil: a “Matemágica”.
Basta decorar uma porção de fórmulazinhas, regrinhas, teoremazinhos, e outros diminutivos, para saber matemática, pois tudo funciona perfeitamente, como num passe de mágica.
Este “truque” pode até funcionar em um primeiro momento, mas com o passar dos anos, o estudante acaba confundindo tudo o que “aprendeu”. Um exemplo é o erro cometido por muitos alunos mostrado na figura ao lado.
A verdade é que não existe mágica. Tudo o que você vê em livros, ou aprendeu na escola, tem um fundamento. Assim, resolvi criar uma série de postagens intituladas “Desvendando a “Matemágica””, onde vou apresentar alguns conceitos que existem por trás destas “mágicas” que aprendemos.
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
“Passa negativo” e “Passa positivo”
São as primeiras “mágicas” que nós aprendemos: para mudar um número, variável, ou expressão de “lado”, desde que não esteja multiplicando nem dividindo outro termo, basta alterar o seu sinal. Por exemplo:
==>
Mas como isso é possível?
Para entendermos como funciona, veja a seguinte igualdade:
Concorda que 10 é igual a 10? O que acontece se retirarmos ou somarmos, dos dois lados, um mesmo valor, por exemplo, 5?
Em ambos os casos, a igualdade se mantém, 5 é igual a 5 e 15 é igual a 15. Então, em qualquer igualdade, podemos retirar ou somar um número qualquer dos dois lados da equação, sem desfazer a igualdade.
Veja o que acontece se retirarmos 5 de cada lado da igualdade abaixo:
Compare a primeira e a última igualdade. Não parece que o 5 passou pro outro lado, e mudou de sinal? Eis o segredo! Simplesmente retiramos dos dois lados a variável, número, ou expressão.
Para a soma, usamos o mesmo raciocínio. Vejamos o que acontece quando somamos 3 dos dois lados da equação.
“Passa dividindo” e “Passa multiplicando”
Vejamos o que acontece quando dividimos ou multiplicamos ambos os lados de uma igualdade por um número qualquer, neste caso, 2.
Em nenhum dos casos alteramos a igualdade. 3 é igual a 3, e 12 é igual a 12. Então podemos multiplicar ou dividir ambos os lados de uma equação, sem alterar a igualdade.
Assim, de forma análoga à soma e subtração, veja o que acontece quando multiplicamos uma equação por um mesmo termo em ambos os lados.
O número 2 “passou multiplicando”.
Para a divisão:
Neste caso, o número 2 “passou dividindo”.
____________________________________________________________________________________________
Esta foi a primeira parte da série “Desvendando a Matemágica”. Muito em breve irei colocar a segunda parte, com novos “truques” revelados.
Um abraço gente, fiquem com Deus, e boa páscoa a todos!
primeira vez aqui no Blog, e está de Parabéns
ResponderExcluirgostei ;*
[Daniel Navarro] saudações matemáticas pra vc, amigo!
ResponderExcluirmuito bom, tento gostar de matematica,mas sempre estudei Humanas´,para mim tudo é mistério!rsr
ResponderExcluirmeus parabéns! vai ajudar muita gente.
ResponderExcluirOlá sou aluno de Engenharia e quando se trata de igualdade tenho muitas duvídas, sei que isto é base, mas gostaria de saber se há algum livro de matemática de ensino fundamental que explique isto.
ResponderExcluirSão questões básicas mas que deixam duvidas.
Também gostaria de saber se existe algum livro! Se tiver por favor deixe o nome aí!
Excluire se por exemplo:
ResponderExcluirA= 1/B
E quero isolar B ??
Voce descobriu??
ExcluirB×A=1, B=1/A. Espero ter ajudado.
ResponderExcluir