Os quadrantes são instrumentos antigos, usados por astrônomos e navegantes. Sua função principal era determinar a altura angular dos astros e, com esta, a latitude do lugar. Consistem basicamente de uma placa onde são inscritos os ângulos de 0 a 90°, um fio onde é amarrado um pequeno peso e uma mira.
Nesta atividade aprenderemos a construir um quadrante.
Para isso, usaremos a cópia impressa do gabarito. Este poderá ser colado em um pedaço de compensado (cerca de 10mm de espessura) que, posteriormente, poderá ser cortado seguindo a linha pontilhada. Após amarrar o peso no fio, faz-se um laço na outra extremidade para fixá-lo no prego (ver desenho). Sobre o lado (90º), fixe um pequeno tubo para servir de mira.
As medições serão mais precisas se o quadrante for preso a um tripé. No gabarito está indicado o lugar onde poderá ser feito um furo para que um parafuso de 1/4” fixe o quadrante ao tripé.
Para medir a altura angular de um objeto qualquer, aponte o quadrante e veja o alvo através do tubo, colocando-o no centro (veja figura acima). A altura angular será indicada pelo fio. As leituras do quadrante devem ser feitas com o plano do quadrante na vertical, de modo que o fio não encoste na escala, nem fique muito afastado.
- Segue abaixo um exemplo de determinação da altura de um poste utilizando um quadrante:
Para isso, meça:
a) a distância (d) em metros entre a base do poste e o local onde será feita a medição com o quadrante, utilizando uma trena.
b) a distância (L) em metros entre o quadrante e o chão.
c) a altura angular (H) do poste (com o quadrante). Se o quadrante não estiver preso a um tripé, peça a alguém para fazer a leitura da escala enquanto você aponta.
Façamos agora uma análise para determinação da altura do poste:
Sabendo que a tangente de um ângulo em um triângulo retângulo é igual a razão do valor do cateto oposto pelo adjacente, temos:
tg H = x/d
Portanto, o valor de x é:
x = (tg H)*d
A altura do poste (AP) é igual ao valor x mais a altura L, portanto:
AP = x + L
E, por fim:
AP = (tg H)*d + L
Espero que tenham gostado!
Um Abraço!
Marcelo Flora
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Muito bom o esse post sobre quadrante, pretendo escrever alguma coisa sobre o assunto no futuro e claro irei citar esse post na minha bibliografia.
ResponderExcluirAbraços
Boa noite! O sr. escreveu sobre o conteúdo?
ExcluirAbraços.
Obrigado Professor!
ResponderExcluirAcabei encontrando por acaso informações sobre o quadrante, e achei interessante falar sobre ele (eu fiz um em casa... rsrsrs é mto divertido)
Quando der vou postar um modo de ver o teorema de pitágoras dobrando uma folha de papel.
Acabei descobrindo isso voltando de uma viagem dentro da van dobrando a folha.
Espero que o pessoal goste...
Um abraço Professor! Obrigado pelo comentário!
Guilherme
ResponderExcluirObrigado eu acho interessante essa aula pela internet pois assim o que nos levaria meses procurando em livros nos achamos dentro de segundos
na internet.
luis guilherme
paraiba do sul RJ
Bo a tarde Guilherme, Pr
Excluireciso de encontrar me com voce p a rra falar so bre quadrantes, é orgente, meu irmao preecisa, ele ´e no ospital
obrihado