sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dúvida do Gleidson

Olá Marcelo Flora, eu gostaria que você resolvesse aquele último exercício da vídeo-aula "Resolvendo Problemas - Parte 2" pois eu já martelei tanto aqui, mas ainda não consegui resolver.

Desde já agradeço.




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Olá Gleidson,


Primeiramente, vamos relembrar qual foi o problema deixado como exercício nesta aula:

"Durante uma festa, as crianças tomaram metade dos refrigerantes, os adultos tomaram a terça parte do que havia restado e ainda sobraram 120 garrafas cheias. Qual era o total de refrigerantes?"

Para resolver este problema, seguiremos os seguintes passos:

1) Estabelecer relações entre os dados fornecidos no problema;
2) Transformar estas relações em equações matemáticas;
3) Encontrar a solução das equações, e formular a resposta.

Vamos à resolução.

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1) Do problema, podemos fazer as seguintes afirmações:

  • O que restou para os adultos tomarem, é igual ao total de refrigerantes, menos a quantidade que as crianças tomaram (1/2) ;
  • Este restante, menos o que os adultos tomaram (1/3), será igual a 120 garrafas.

Vamos agora para o segundo passo.
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2) Analisando as duas afirmações obtidas, é possível perceber que possuímos duas incógnitas: O total de refrigerantes no começo da festa, e o quanto restou aos adultos, depois que as crianças tomaram sua parte.


Assim podemos dizer que:

x = O total de refrigerantes no começo da festa;
y = O quanto restou aos adultos.


Portanto, matematicamente as duas afirmações que fizemos ficam:
y = x - x/2 (1)
 
y - y/3 = 120 (2)

Simplificando as duas equações, temos:

y = x - x/2 (1)
 
y = x/2 (3)

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y - y/3 = 120 (2)
2y/3 = 120
2y = 360
y = 180 (4)
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3) Perceba que já encontramos o valor de y, assim, fica fácil encontrar x. Basta substituirmos o valor de y na Eq. 3:
y = x/2 (3)
180 = x/2
x = 360

Portanto, o total de refrigerantes no começo da festa era de 360 garrafas.

Um abraço! Até mais!
Marcelo Flora
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6 comentários:

  1. Olá amigo Marcelo. Já estou participando do fórum, quando tiver alguma dúvida de ensino superior entre em contato.

    Abraços!!

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  2. Olá... eu sou do Blog Clave de PI, e vc disse que quer fazer uma parceria.. nós também!

    Entre em contato conosco: clavedepi@gmail.com

    Estamos aguardando!

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  3. errei .. aff, nuss eu sou uma ZERO A ESQUERDA em matematica... HELLPPPPP!!!

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  4. nao entendi veio com uns codigos estranhos /fraq$ oq é isso?

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  5. Parabéns, Marcelo Flora! Sua vídeo aula é mto instrutiva!

    Faz mto tempo que ñ vejo matemática, então estou c/dificuldade em compreender uma regra apresentada em sua aula: resolvendo problemas - parte2 - questão sobre a "caixa de tomates".

    No momento em que vc diz que vai "rearranjar as equações" eu teria (ingenuammente)resolvido aquelas equações pelo mmc e portanto, não compreendo a lógica que o permite "isolar as variáveis (x e y)".
    Se puder, gostaria que me ajudasse a compreender isso.
    Obrigada! Sucesso!
    Carla

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  6. parabéns .me ajudou muito seus videos continue nos ajudando ,poste mais .

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