terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dúvida do Raian

Olá Marcelo, tudo bem?

Tenho dúvida nesta questão, será que você poderia me ajudar?

1) Um grupo é formado por N pessoas. O valor mínimo de N para que se tenha certeza de que duas delas fazem aniversário no mesmo dia da semana é:


(A) 7 (B) 8 (C) 10 (D) 12 (E) 14


Agradeço pela atenção!

============================================================================
Olá Raian,


Vamos à resolução.

============================================================================

Esta questão pode ser facilmente resolvida tendo conhecimento prévio do "Princípio da Casa dos Pombos", que diz que se tivermos n casas para acomodar n+1 pombos, então podemos afirmar que existe uma casa com 2 pombos. Este princípio matemático é devido ao matemático alemão Dirichlet que o relatou em 1834 e é também conhecido por princípio das gavetas.


Consideremos os dias da semana como as casas, e os pombos como as pessoas. De acordo com o princípio exposto acima, para termos uma "casa" com dois "pombos", precisamos ter n + 1 pombos, ou seja, uma pessoa a mais do que o número de casas.


Sendo o número de dias da semana igual a 7, o número de pessoas deverá ser, portanto, 8.

Alternativa (B) 8
============================================================================
Saiba como enviar suas dúvidas. Clique aqui!

Um comentário:

  1. Olá, meu filho irá prestar prova para cefet, mais esté estundando em casa e a toda hr persite umas duvida, poe favor me ajude a resolver essa questão:
    Sabendo que o algarismo 1 aparece 202 vezes na numeração de paginas iniciais sucessivas de um livro quantas páginas tem esse livro ?

    ResponderExcluir