segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dúvida da Sissa

Oi Marcelo, tenho dúvida na seguinte questão, será que vc poderia me ajudar? Bjs.


O gráfico da função f de R em R, dada por f(x)= |1-x|-2, intercepta o eixo das abcissas no pontos(a,b) e (c,d). Nessas condições o valor de d+c-b-a é?


============================================================================
Olá Sissa,

Para que qualquer ponto intercepte o eixo das abscissas, ele necessariamente deve ter o valor 0 no eixo das ordenadas. Portanto, podemos dizer que (a,b) (c,d) são iguais a (a,0) e (c,0).
Agora basta analisarmos a função:
f(x)= |1-x|-2
Quais são os valores para x, de modo que f(x) = 0 ? -1 e 3.

Veja o que acontece quando substituímos estes valores na função:
Para x = -1
f(x)= |1-x|-2
f(x) = |1-(-1)|-2
f(x) = |2|-2
f(x) = 2 – 2
f(x) = 0
Para x = 3
f(x)= |1-x|-2
f(x) = |1-(3)|-2
f(x) = |-2|-2
f(x) = 2 – 2
f(x) = 0
Viu só? Então os dois valores que estávamos procurando são -1 e 3. Os pares ficam (-1,0) (3,0).
Agora só fazer as operações pedidas no exercício.
d+c-b-a
0+(3)-0-(-1)
3+1 = 4
Um abraço! Até mais!
Marcelo Flora
============================================================================
Saiba como enviar suas dúvidas. Clique aqui!

Um comentário:

  1. mas como eu sei que são os números -1 e 3 que eu estou buscando ???????

    ResponderExcluir